Educação Financeira

O que é Educação Financeira

A Educação Financeira é o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram sua compreensão dos conceitos e produtos financeiros. Com informação, formação e orientação claras, as pessoas adquirem os valores e as competências necessários para se tornarem conscientes das oportunidades e dos riscos a elas associados e, então, façam escolhas bem embasadas, saibam onde procurar ajuda e adotem outras ações que melhorem o seu bem-estar. Assim, a Educação Financeira é um processo que contribui, de modo consistente, para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro.

Por que promover a Educação Financeira do brasileiro

A crescente sofisticação dos produtos oferecidos aos consumidores de serviços financeiros aumenta o leque de opções à disposição do cidadão brasileiro, ao mesmo tempo em que lhe atribui maior responsabilidade pelas escolhas realizadas.

A recente ascensão econômica de milhões de brasileiros defronta o novo consumidor com instrumentos e operações financeiras complexas e variadas, sem que o cliente ou usuário do Sistema Financeiro Nacional esteja preparado para compreender os produtos e serviços financeiros disponíveis e lidar com eles no dia a dia. Não apenas é difícil o acesso a informações, mas também falta conhecimento para compreender as características, os riscos e as oportunidades envolvidos em cada decisão. A necessidade de educar o cidadão brasileiro para atuar no meio financeiro determinou a instituição de uma estratégia conjunta do Estado e da sociedade.

Calculadora do Cidadão
O Banco Central oferece um aplicativo que ajuda o cidadão a conhecer a dívida que pretende contrair.
A Calculadora do Cidadão simula operações do cotidiano financeiro a partir de informações fornecidas pelo usuário.

Saiba mais, acessando o link externo: -- https://goo.gl/D0nYqV

Banco Central e Educação Financeira
Caderno de Educação Financeira Gestão de Finanças Pessoais.
O Banco Central disponibiliza uma cartilha básica com alguns itens importantes que o cidadão deve dar atenção na vida para manter seu equilíbrio econômico.

Saiba mais, acessando o link externo: -- https://goo.gl/hpN1dd

Vantagens de Associar – Visão do Sebrae
O SEBRAE, órgão dedicado ao empreendedorismo é um grande parceiro do sistema cooperativo. Ele dedica em sua página eletrônica várias matérias sobre cooperativas de crédito.
Destacamos uma que aborda sobre as vantagens de se associar a uma cooperativa de crédito e a cartilha de como funciona.

As Vantagens segundo visão do SEBRAE:

Saiba mais, acessando o link externo: -- https://goo.gl/LMmMB9