Entidades Cooperativista

Entidades Cooperativista

OCB-RJ

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (OCB/RJ) é a entidade que atua na representação, defesa e desenvolvimento do cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro.

Em 1969, foi criada a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) com a tarefa de representar e defender os interesses do cooperativismo no Brasil. A Organização foi caracterizada como sociedade civil, sem fins lucrativos, com neutralidade política e religiosa. A partir daí, começou a criação das Unidades Estaduais.

Dois anos depois, em 10 de março de 1971, foi criada a até então denominada Organização das Cooperativas do Estado da Guanabara (OCEG). Em 1975 constituiu-se a Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (OCERJ). Dezoito anos depois uma nova transformação: a OCERJ passa a ser chamada de Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ).

Em julho de 2004 o Sindicato foi transformado em Federação das Cooperativas Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro. Por fim, em 2014, a OCB/RJ tornou-se Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro, denominação que permanece até os dias de hoje.

Saiba mais, acessando o link externo: -- OCB-RJ

Sescoop - RJ

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (SESCOOP/RJ) é a entidade que atua na área de educação e desenvolvimento do cooperativismo no estado. É um órgão descentralizado, criado pelo Conselho Nacional e vinculado à OCB-RJ, nos termos da Medida Provisória 1.715, de 3 de setembro de 1998, e suas edições, e do Decreto 3.017, de 6 de abril de 1999, sendo instalado efetivamente em 28 de outubro 1999. O SESCOOP/RJ também está vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego e tem o objetivo de promover a formação profissional, promoção social e o monitoramento das cooperativas.

Saiba mais, acessando o link externo: -- Sescoop - RJ

Confebras

Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito - Confebras, há mais de trinta anos atua pelo crescimento e fortalecimento do cooperativismo financeiro, na defesa dos interesses do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.

Saiba mais, acessando o link externo: -- Confebras